Os sistemas de aquecimento, possibilitam o aumento da temperatura ambiente sem retirar as principais qualidades do ar que respiramos e também juntar a produção das Águas Quentes Sanitárias.
Este, dimensionado corretamente, permite que todo o espaço do edifício em causa, seja todo aquecido, caso assim o cliente o pretenda.
Existem vários tipos de sistemas de aquecimento, entre os quais destacámos três:
- Sistemas convencionais: com radiadores e toalheiros como elementos terminais, através de fontes de produção de energia térmica como caldeiras a gasóleo, gás, lenha, biomassa, recuperadores a água. Estes sistemas são geralmente chamados e conhecidos como sistemas de aquecimento central.
- Sistema de baixa temperatura: com pavimento radiante e ventiloconvetores como elementos terminais, através de fontes de produção de energia térmica como bombas de calor de alta temperatura,
- Sistema de Ar Condicionado: com unidades interiores de vários tipos, como mural, chão, conduta, este último para o cliente que pretende ocultação dos equipamentos entre outros. Estes sistemas permitem realizar também o arrefecimento.
O fluído utilizado, no caso dos dois primeiros sistemas, é a água, que percorre toda a rede de tubagem até chegar aos diversos elementos terminais, que podem ser os radiadores, toalheiros, pavimento radiante e/ou ventilo convetores. No caso do ar condicionado, o fluido é um gás refrigerante, que circulas em tubagens especificas até às unidades terminais atrás referidas.
Estes sistemas podem ser controlados e otimizados através dos indispensáveis sistemas de controlo, programadores e termóstatos, para que sejam o mais eficiente possível. Aos utilizadores garante-se todo o conforto, com o controlo dos gastos de energia.
Os sistemas de aquecimento podem ser de baixa temperatura (temperatura média do fluido térmico cerca de 35º C a 40º C) ou sistemas convencionais (temperatura média do fluido térmico cerca de 70ºC).
A escolha do regime de temperatura é dependente dos elementos emissores de calor para aquecimento do espaço:
- Sistemas convencionais: radiadores e toalheiros
- Sistema de baixa temperatura: piso radiante, ventilo convetores
Tipos de sistemas de Aquecimento
- Aquecimento ambiente através de Sistema de Pavimento Radiante, com Bomba de Calor, Caldeira e ou Recuperador a Água;
- Aquecimento ambiente através de Ventiloconvetores, com Bomba de Calor, Caldeira e ou Recuperador a Água;
- Aquecimento ambiente através de Pavimento Radiante e Ventiloconvetores para o Arrefecimento, sistemas reversíveis, com Bomba de Calor, Chiller Bomba de Calor;
- Aquecimento ambiente através de radiadores, com Bomba de Calor, Caldeira e ou Recuperador a Água;
- Aquecimento e Arrefecimento ambiente através de Ar Condicionado, sistemas Split, Multisplit, VRF, com unidade interiores do tipo mural, chão, conduta, cassete de 4 vias e outros existentes no mercado;
Escolha do sistema de aquecimento
Antes de escolher o sistema de aquecimento, é necessário avaliar algumas particularidades, como a fonte de energia ideal, a capacidade de isolamento térmico do edifício e a distribuição de calor.
- No caso da fonte de energia ser através da energia solar, bomba de calor ou uma caldeira, é recomendado estudar a viabilidade para implementá-la no edifício.
- O tipo de isolamento utilizado no edifício vai determinar a quantidade de calor necessária para aquecer o espaço. Por isso, é preciso verificar com atenção este ponto antes de instalar um sistema de aquecimento.
- Por fim, mas não menos importante, é necessário averiguar a distribuição de calor, que pode ser feita das várias formas anteriormente referidas.
Como funciona o sistema de aquecimento central?
O aquecimento proveniente deste sistema vem a partir de um único ponto/fonte de energia térmica, que pode ser uma caldeira, recuperador a água, bomba de calor ou ar condicionado. Estes podem ser instalados em salas de máquinas ou no exterior no caso das Bombas de calor ou ar condicionado. O calor é distribuído no edifício por meio de uma tubulação própria, com a circulação do respetivo fluido até aos equipamentos terminais (radiadores, pavimento radiante, ventiloconvetores ou as unidades interiores de ar condicionado.