Os sistemas de Ventilação assumem no actual conceito de construção do parque habitacional, comercial e industrial, uma importância relevante na qualidade do ar. Estes edifícios, cada vez mais isolados/fechados por questões energéticas, têm uma necessidade evidente na instalação destes sistemas.

Sabendo que o ar interior de um edifício estará mais saturado que o ar exterior, a utilização de equipamentos de ventilação mecânica é preponderante para a garantia de um ambiente mais confortável e mais saudável, assegurando ainda a preservação do mesmo.

Nesta área da ventilação mecânica, encontramos dois tipos de soluções: de fluxo simples e de duplo fluxo. Tal como o nome indica, na primeira há apenas um fluxo de ar (exterior-interior) e no segundo há dois – exterior-interior e vice-versa. Neste último caso trata-se de uma tecnologia de recuperação de energia, que resulta do aproveitamento do ar quente do interior do edifício, para aquecer/arrefecer o ar que vem do exterior.

A extração do ar interior é feita nas zonas húmidas tais como a casa de banho, a cozinha ou a lavandaria e a insuflação é feita nas restantes divisões, tais como os quartos, salas, escritórios, etc. O ar que é retirado do interior da habitação nunca entra em contacto físico com o ar novo que será insuflado. Isto é possível porque estes sistemas recorrem a permutadores de alta eficiência que evitam que isso aconteça. Além disso todo o ar que entra na habitação é filtrado.

Já a ventilação tem a função de renovar o ar do ambiente e controlar a temperatura, caso seja, dessa forma removendo poeira, calor, bactérias e odores do local. Os principais métodos de ventilação adoptados em edifícios são: ventilação natural e ventilação mecânica.

  • Ventilação Natural: Nada mais é do que a utilização da energia natural (vento) para criar um ambiente saudável e confortável. A ventilação natural também ajuda a garantir o conforto térmico do seu projecto. Para assegurar a qualidade do ar – propiciado pela troca –, conforto térmico e economia de custos, a ventilação natural precisa ser aplicada de forma inteligente.
  • Ventilação Mecânica: a ventilação mecânica usa um manipulador para controlar a entrada, saída e a qualidade do ar no ambiente. Os odores e excesso de humidade podem ser controlados por esse manipulador.

Os tipos de sistemas existentes no mercado, são:

  • Sistemas de simples fluxo, com ventiladores ou extratores, mais usuais nas habitações pequenos comércios;
  • Sistema de simples fluxo, com ventiladores de extração (ar viciado) e ventiladores de insuflação (ar novo) que garantem a renovação do ar, mais usuais em edifícios de comércio e indústria;
  • Sistemas de Ventilação Mecânica Controlada (VMC), com ou sem duplo fluxo, mais vocacionado para o sector doméstico;
  • Sistema de ventilação através de Recuperadores de Calor, com aproveitamento da energia térmica do ar viciado para o ar novo, utilizando permutadores, mais utilizados em edifícios comerciais e industriais de pequena e média dimensão;
  • Sistema do tipo Unidade de Tratamento de Ar Novo (UTAN), mais utilizados em edifícios comerciais e industriais de grande dimensão;